sexta-feira, 25 de julho de 2008

23ª Jornada Mundial da Juventude – Sidney 2008

“Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós; e sereis minhas testemunhas.” At. 1,8.

O encontro realizado em Sidney na Austrália, o nosso pontífice o Papa Bento XVI mais uma vez quis reforçar a rosto jovem da nossa Igreja. Com o tema bastante sugestivo foram dias refletindo sobre esta verdade, todos nós somos responsáveis por espalhar que só há vida em Jesus Cristo, a verdadeira felicidade está em seguir seus passos e levar mais pessoas a experimentarem esse amor de Pai.
A mensagem deste encontro é justamente encorajar todos os jovens há uma vida nova, sempre impulsionada pelo Espírito, o mesmo Espírito que gera a vida, nos fortalece e nos transforma em testemunhas neste mundo.
"Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós". Estas palavras do Senhor ressuscitado revestem-se de um significado particular para os jovens que vão ser confirmados, marcados com o dom do Espírito Santo, durante esta Santa Missa. Mas, tais palavras são dirigidas também a cada um de nós, isto é, a todos aqueles que receberam o dom do Espírito de reconciliação e da nova vida no Batismo, que O acolheram nos seus corações como sua força e guia na Confirmação e que crescem diariamente nos seus dons de graça por meio da Sagrada Eucaristia. De fato, em cada Missa o Espírito Santo, invocado na oração solene da Igreja, desce novamente não só para transformar os nossos dons do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Senhor, mas também para transformar as nossas vidas fazendo de nós, com a sua força, "um só corpo e um só espírito em Cristo". Amados jovens, permiti que vos ponha agora uma questão. E vós o que é que deixareis à próxima geração? Estais a construir as vossas vidas sobre alicerces firmes, estais a construir algo que há-de durar? Estais a viver a vossa existência de modo a dar espaço ao Espírito no meio de um mundo que quer esquecer Deus ou mesmo rejeitá-Lo em nome de uma falsa noção de liberdade? Como estais a usar os dons que vos foram dados, a "força" que o Espírito Santo está pronto, mesmo agora, a derramar sobre vós? Que herança deixareis aos jovens que virão? Qual será a diferença impressa por vós?O mundo tem necessidade desta renovação. Em muitas das nossas sociedades, ao lado da prosperidade material vai crescendo o deserto espiritual: um vazio interior, um medo indefinível, uma oculta sensação de desespero. Quantos dos nossos contemporâneos escavaram para si mesmos sisternas rotas e vazias (cf. Jer 2, 13) à procura desesperada de sentido, daquele sentido último que só o amor pode dar!? Este é o dom grande e libertador que o Evangelho traz consigo: revela a nossa dignidade de mulheres e homens criados à imagem e semelhança de Deus; revela a sublime vocação da humanidade, que é a de encontrar a própria plenitude no amor; desvenda a verdade sobre o homem, a verdade sobre a vida.
(Parte da homilia Bento XVI)
A homilia completa encontra-se: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=266481

Jovens lutemos por um mundo melhor, coragem, pois só o amor constrói, aproxima o que é diferente e realiza a união na diversidade. Nossa caminhada inspirada no Espírito, permite dizer que verdade e liberdade ou caminham juntas, ou juntas miseravelmente perecem. Feliz o coração jovem que ama livremente o Senhor.

Fernanda Carvalho Costa
GOU Renascer.

Um comentário:

  1. Olá Povo de Deus! Nossa a cada dia que leio algo sobre os encontros da Jornada Mundial meu coração "pula de vontade" de estar lá com todos os meus irmãos jovesn que lutam por um Mundo melhor! Um dia estarei lá galera! Deus proverá!!! Abraços
    Thiago Corrêa-GPP

    ResponderExcluir

Participe conosco faça um comentário.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você