terça-feira, 10 de março de 2009

O Testemunho

O Testemunho


Pregação feita por Fernando Mococa e Ivna Sá no dia 31.07.1998, às 10:00 horas.

O principal ponto a ser testemunhado, desde a criação do PUR, há quatro anos atrás, é que o Espírito Santo é a esperança de todos os cristãos. Isso pode ser confirmado em Atos 1,8: mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas até os confins do mundo.
Por que o Espírito Santo? Por que não Deus Pai, Deus Filho, Maria, etc? A resposta é a seguinte: porque o Espírito Santo é quem nos anima na busca da segunda virtude teologal que é a Esperança. E essa esperança deve ser o motor de nossas vidas e o que preenche os nossos corações.
A esperança aparece muito claramente também no livro dos Atos dos Apóstolos, até porque estes são as primeiras testemunhas de que Jesus cumpriu sua promessa e enviou sobre eles o Espírito Santo, quando então eles perdem o medo e saem para anunciar a Boa Nova pelo mundo. Exemplos disso são as vidas de São Francisco de Assis, de Santo Inácio de Loyola, de Santa Teresa do Menino Jesus.
É bom lembrar que existem muitas pessoas próximas a nós que, hoje em dia, também são tocadas pelo Espírito. Outro bom exemplo é Madre Teresa de Calcutá, que fez tudo por Jesus, movida pelo sopro do Espírito. Também o Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, houve a Reforma Litúrgica, tudo dentro da ação do Espírito Santo de Deus.
Além disso, vários movimentos dentro da Igreja têm buscado essa efusão do Espírito. É entre esses movimentos que se encontra a RCC e, dentro dela, o PUR. Este projeto é muito importante porque o testemunho dos universitários renovados é a chave de abertura para que a esperança entre no coração daqueles que ainda não se entregaram a Deus. A importância dessa abertura é ainda maior quando levado em consideração que os estudantes mudam a realidade das coisas. Tanto melhor que, se renovados, voltem seus esforços para a área social.



Pode-se dar testemunho das obras que o Senhor realiza quando olhamos para a história do PUR. De 53 pessoas que participaram do Seminário RCC e Universidades, no Seara de 1994, hoje temos GOUs espalhados pelo Brasil inteiro.



É importante deixar claro que, mesmo quando as pessoas se acham fracas e incapazes, Deus faz sua graça acontecer servindo-se delas, nos moldes do que diz a Palavra: Deus escolhe os fracos para confundir os fortes. É nisso que deve ser baseada nossa vontade de criar novos GOUs e de melhorar os que já existem. É claro que sempre experimentaremos inseguranças. E isso faz parte do nosso processo de amadurecimento. Como lemos no Evangelho: Recebeis de graça, de graça dais.



O principal é que não tenhamos medo de seguir a Deus. Ele sempre está conosco e é seu Espírito que fala através de nós. Assim, para todas as dúvidas, tem-se uma única resposta: tudo o que fizermos, façamos por Deus e em Deus. E a graça acontece. Veja-se o exemplo do Estado de São Paulo: alguns poucos representantes no I ENUCC, um ônibus cheio no II ENUCC e sede do III ENUCC.



É claro que Deus tem pressa. E também que Ele é o remédio para combater o medo quando esse entra em nossos corações. É da Palavra (Prov 23,18) que provem nossa certeza e nossa inspiração: Porque haverá certamente um futuro e sua esperança não será frustrada.




É ainda muito importante que haja união entre os servos. Foi a união que permitiu ao PUR alçar vôo, de Viçosa para o Brasil inteiro. Foi essa união que manteve viva a chama da Esperança de criar uma universidade melhor, na certeza de que o Senhor não nos desampara porque, como diz a palavra em João 15,16: Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe conosco faça um comentário.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você