terça-feira, 16 de setembro de 2008


Contando brevemente nossa história, o desejo inicial surgiu no coração de Carla (Carla Regina de Sousa) no início do ano de 2001, especialmente pela necessidade de partilha e de um grupo que vivesse de forma semelhante a sua realidade de formada e pós-graduanda, particularmente as dificuldades em conciliar fé e razão. Estando em oração, nessa intenção, Deus suscitou uma Palavra de motivação, que está em Jer 6, 27-28, onde o próprio Senhor alerta sobre o ambiente no qual os “Profissionais do Reino” de Lavras estariam inseridos.
Carla partilhou tais inquietações com Luciano D. Gonçalves e Juliana Mafra Salgado, então servos do GOU - Renascer, e convocaram, ao final da Experiência de Oração, em 26/08/2001, os formados que ali estavam, marcaram um encontro para a semana seguinte. Passaram a se reunir periodicamente, contando com uma média de cinco pessoas, dentre mestrandos, doutorandos e a professora de Química, Fabíola F. Lage. Contudo, por inúmeras dificuldades, como incompatibilidade de horários entre os membros e principalmente a falta de uma estrutura que definisse o que seria partilhado na reunião, houve um certo desânimo e as reuniões pararam de acontecer. No final do ano de 2001 houve uma tentativa por parte de Cledinaldo, Luciano, Fabíola e Carla, em elaborar uma programação ordinária para as reuniões, a serem reiniciadas no ano de 2002.
No entanto, devido a vários outros desencontros, o GPP retomou suas reuniões somente no final de junho de 2002, quando Fabíola e Carla, após retornarem do I Congresso de Profissionais do Reino da Secretaria Lucas/ RCC, ocorrido no período de 30/05 a 02/06/2002 em Belo Horizonte - MG, convidaram Sandro Barbosa - que havia feito recentemente a Experiência de Oração e estava na formação de novos servos - a “ressuscitar” o GPP. Assim, os três passaram a se reunir às quartas-feiras na sala dos Profetas da Matriz de Sant’Ana, tendo sido o primeiro encontro no dia 26/06/2002.
Tais reuniões foram como um projeto-piloto, tendo por base a experiência do Sandro de vivenciar uma “Palavra de Vida” durante a semana e partilhar os momentos concretos de vivência desta palavra, em especial no ambiente de trabalho. Com o decorrer dos meses, Luciano passou também a participar e os laços entre os quatro estreitaram-se cada vez mais, formando uma base sólida para que o grupo acolhesse em breve outros profissionais.
O Grupo de Partilha e Perseverança recebeu o nome de GPP – São Benedito em um dos encontros de formação do então grupo-base do projeto-piloto, quando o Sandro partilhou suas dificuldades de oração com Fabíola, Carla e Luciano, comentando no momento de partilha que ele se encontrava como esse Santo diante do Santíssimo Sacramento, que se colocava por inteiro na simples oração: “Senhor, Benedito está aqui”. Diante dessa partilha, ao final do encontro daquela semana decidiu-se ofertar à intercessão de São Benedito o grupo-base do GPP.
A partir da decisão do grupo-base de estender o convite publicamente no GOU - Renascer, Sandro em 19/09/2002 convidou a todos os formados ali presentes, para participar do GPP, que já se reunira na semana seguinte. Diante disso, no dia 25 de Setembro de 2002 aconteceu a primeira reunião oficial do GPP - São Benedito, na sala do Secretariado, na Matriz de Sant’Ana. A reunião contou com nove formados, sendo eles: Fabíola F. Lage, Luciano D. Gonçalves, Sandro Barbosa, Breno R. Santos, Cristiano Martinotto, Edmilson Fonseca, Willian R. Pires, Alexandre Nizio Maria e Carla Regina de Sousa. Nas reuniões seguintes passamos a contar também com a presença de Wagner de Miranda Bolcato e de Geraldine Aparecida Neves Lima.
Outras pessoas hoje compõem o GPP, acreditamos que o sonho de Deus não é pequeno, podemos ver isso conforme o crescimento do próprio GPP e na certeza que Deus nos presenteia com orações “fortes” e partilhas profundas, nos trazendo a certeza do cuidado d’Ele com nossas vidas, bem como do nosso chamado a sermos missionários para concretizar esse sonho de amor para a cidade de Lavras.
O GPP ACONTECE ÀS TERÇAS-FEIRAS 20:00H NA IGREJA DAS MERCÊS

História do Projeto Social Recriar - GPP São Benedito


Que a nossa experiência com Cristo nos leve sempre ao encontro do outro!

O projeto Recriar iniciou-se com uma idéia trazida pela Daniela, participante do GPP, que fazia um trabalho semelhante quando residia em São Paulo, o que veio ao encontro do desejo do GPP São Benedito de realizar um trabalho social. Antes disso, o grupo já havia tentado fazer tal trabalho no Asilo da cidade, mas não obtivemos sucesso devido às dificuldades dos participantes em lidar satisfatoriamente com idosos. Felizmente, depois de muitas dificuldades iniciais, principalmente no primeiro ano, o Projeto Recriar, graças a Deus, está indo (em 2008) para o seu quarto ano de “atividade”.

O projeto consiste basicamente em aulas de reforço escolar, ministradas às crianças do Ensino Fundamental (fase introdutória, 1ª,2ª,3ª e 4ª séries), aos sábados, na parte da manhã (10:00 às 11:45 h). Eventualmente, em datas como “dia das crianças” ou encerramento de final de ano, realizamos algum tipo de festa para os alunos.

Objetivo geral é proporcionar aos alunos uma possibilidade de aprimoramento no aprendizado escolar, auxiliar na diminuição da defasagem de ensino em relação às escolas particulares.
Além de notarmos uma melhora dos alunos no aprendizado, vemos claramente a aceitação das crianças ao nosso trabalho (pois todos os sábados, em maior ou menor número, elas estão presentes) e a harmonia conosco é altamente positiva para elas.

Esperamos que ocorra uma ampliação da visão dos alunos com relação ao futuro profissional (universidade) e conscientização de valores ligados à cidadania. Hoje além do pessoal do GPP, o Projeto conta com a participação de outros voluntários inclusive alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Centro Universitário de Lavras (UniLavras). Venha também fazer parte deste sonho de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe conosco faça um comentário.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você